Universia

terça-feira, agosto 07, 2007

Portugal tentou
ganhar o Campeonato até
ao último minuto

O primeiro dia do 1º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Feminino Sub-19 foi de vitória para a selecção portuguesa. 5-3 foi o resultado do jogo com a França. Na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, o seleccionador da equipa nacional, Paulo Lopes, comentou: "Nós tínhamos consciência do potencial da França e por isso preparámo-nos o melhor possível. O primeiro lugar interessa-nos, se não for esse terá que ser o segundo. Nos primeiros jogos de cada equipa, as baterias vêm carregadas e assim como nós estudámos as outras equipas, também fomos estudados por elas". A capitã da equipa nacional, Gisela Honório, também aplaudiu: "Começar a ganhar é sempre bom. O apoio do público foi muito importante".
No segundo dia, Portugal venceu a equipa alemã por 3-1. "Atingimos o nosso primeiro objectivo quando ganhámos este jogo", afirmou Paulo Lopes, seleccionador da equipa portuguesa. Paulo Lopes ainda falou à imprensa da pouca experiência das suas atletas: "A atitude, o empenho e a motivação são fundamentais nesta modalidade. Estas jogadoras têm isso". Sofia Vicente, jogadora nacional, também afirmou: "Gostei muito deste jogo. É importante a equipa marcar, ser eu ou qualquer outra jogadora, isso é indiferente". Neste dia, mas mais tarde, a equipa portuguesa foi derrotada pela equipa espanhola por 0-4.
No terceiro e último dia deste campeonato, Portugal venceu a Alemanha, por 2-1, no primeiro jogo que disputou. Paulo Lopes, seleccionador da equipa portuguesa, confessou à imprensa: "Houve mais dificuldades do que aquilo que esperávamos. Contudo, as soluções que temos vindo a treinar e a ensinar, foram aqui apresentadas pelas jogadoras" e acrescentou: "Nós sabemos que no hóquei tudo muda em questão de segundos". Ana Rita, atleta portuguesa, comentou aos jornalistas: "A equipa nunca baixou os braços e teve sempre confiança. A ajuda e apoio do público foram essenciais. É indescritível a sensação que temos ao ouvir gritar por Portugal". O seleccionador ainda concluiu: "Durante o jogo tivemos que alterar algumas acções que tinham sido pedidas, inicialmente".
O último jogo deste campeonato, e onde foi disputado o primeiro e segundo lugar entre Portugal e Espanha, foi de vitória para a equipa espanhola. O seleccionador português, Paulo Lopes, concluiu que a sua equipa fez de tudo para ganhar este campeonato e louvou "o Fairplay que houve entre as jogadoras das equipas". Gisela Honório, capitã da equipa portuguesa, elogiou a equipa espanhola: "Temos que dar os parabéns. Demos o nosso melhor, mas não ganhamos este jogo".
Depois desta partida final e quase na despedida do campeonato, Portugal tinha conquistado o segundo lugar, tendo sido derrotado pela selecção do país irmão. Os hinos espanhol e português fecharam esta cerimónia e encerraram este 1º Campeonato Feminino Sub-19.

Mónica Sofia Lopes
(in Boletim Municipal da Câmara Municipal da Mealhada, Maio - Junho - Julho de 2007)