Universia

terça-feira, agosto 07, 2007


Casal Comba


Ministro Vieira da Silva

inaugurou instalações da APPACDM


José Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, inaugurou, na manhã de sábado, 14 de Julho, em Casal Comba, as instalações do Lar Residencial e do Centro de Actividades da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), de Anadia.

Antes da inauguração, propriamente dita, o ministro foi recebido no salão nobre dos paços do concelho da Mealhada. Na ocasião, Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, disse: "Temos hoje a honra de ter entre nós o ministro da Solidariedade Social. Não há dúvida nenhuma que hoje, como desde sempre, é importante para nós a visita de um ministro ao concelho da Mealhada". José Vieira da Silva também proferiu algumas palavras: "A minha presença é importante porque se deve à inaguração de uma instituição social. Estamos cada vez mais cientes de que ter uma rede nova de equipamentos sociais é fundamental. Temos três questões que consideramos muito importantes: as instituições de solidariedade, o poder público e o poder local. Vamos construir um país mais justo, com melhor solidariedade!", afirmou o ministro José Vieira da Silva.

No final da recepção o ministro e a restante comitiva deslocaram-se para Casal Comba onde foram inaugurados o novo Lar Residencial e o Centro de Actividades da APPACDM e assinados os protocolos que permitirão o apoio estadual a quinze utentes no lar residencial e mais trinta no centro de actividades ocupacionais.

O ministro da Solidariedade Social declarou: "Tenho a convicção que estes momentos só valem pelo agradecimento a todos os que se empenharam neste equipamento. Este momento serve para celebrar o empenhamento, a convicção e a ambição". O ministro afirmou também: "Quando consultei os dados sobre este equipamento, dei conta que foi iniciado no ano 2000. Hoje estamos felizes, mas ao mesmo tempo com um sentimento de frustração, por esta instituição ter demorado sete anos a ser construída. Temos que ser mais rápidos a dar resposta a este tipo de instituições. Agora quando um programa é assinado o apoio financeiro fica imediatamente disponível".

O presidente da direcção da APPACDM - Anadia, Acácio Lucas, afirmou: "Queremos um futuro melhor para estes utentes e suas famílias. Hoje cumprimos um sonho que tem dez anos e devemo-lo à Câmara Municipal da Mealhada, que nos cedeu este terreno para fazermos esta obra. O esforço de todos encontra a justa recompensa com a inauguração deste espaço".

Paulo Vital, representante das famílias, disse: "Estou aqui como porta-voz das famílias destes doentes do concelho da Mealhada. Hoje sentimos, ao mesmo tempo, muita alegria e muito mais tranquilidade por termos um centro como este ao dispor dos nossos familiares com necessidades de apoio". "Quero agradecer a ajuda que todos deram para se concretizar este sonho", afirmou também João Rui, o representante dos utentes.

Também Carlos Cabral proferiu algumas palavras. "Agradeço em nome do povo deste concelho que contribuiu para que esta obra pudesse existir. Todos de mãos dadas fizemos o que está aqui", disse.


Mónica Sofia Lopes

(in J0rnal da Mealhada, 18 de Julho de 2007)