Universia

domingo, agosto 05, 2007


Cineteatro Messias, na Mealhada


"Ondanças" com lotação esgotada


Na noite de quarta-feira, 4 de Julho, realizou-se, no cineteatro Messias, na Mealhada, o "Ondanças" - espectáculo anual de apresentação dos trabalhos das classes de danças das secções de balé e danças latinas do Hóquei Clube da MEalhada (HCM). A sala de espectáculos lotou para ver os bailarinos dos três aos cinquenta anos.

O espectáculo começou com um desfile de moda, a que se seguiu a actuação da selecção sénior de danças latinas da Escola Secundária de Oliveira do Bairro. "É um grupo de professores desta escola que vão mostrar alegria através da dança", disse um dos apresentadores.

A turma Salsa Center, de Aveiro, fez a sua apresentação logo a seguir. A secção de Karaté do HCM exibiu também, logo a seguir, algumas das técnicas de combate ensinadas pelo instrutor Luís Fernandes.

Os bailarinos da secção de danças latinas do HCM, ensaiados pela professora Diana Castanhas, dançaram uma salsa céltica. A segunda parte do espectáculo começou com a actuação da OLPA - orquestra ligeira da Pampilhosa - cujo maestro é Daniel Vieira.

Seguiu-se o momento mais aguardado da noite, a actuação das bailarinas da secção de balé do HCM. Num espectáculo intitulado "Ondanças", o tema teria, naturalmente de ser marinho, e adaptado da história infantil "A pequena sereia". As crianças foram ensaiadas pelas professoras Catarina Gomes, Catarina Lemos e Aline Santos. "Em nome de todos os que estiveram envolvidos neste teatro agradecemos a Maria João, artista plástica responsável pelo cenário e às costureiras, Elisa e sua equipa e Alice Linda" declararam as professoras.

Ana Mónica Oliveira, seccionista do HCM e organizadora do espectáculo, no final, afirmou ao Jornal da MEalhada: "Foi um espectáculo bonito. Correu muito bem, principalmente com as pequenas bailarinas que estavam entusiasmadíssimas com a peça. Elas são muito responsáveis e fantásticas! Agradeço profunda e sinceramente, a participação de todos os atletas, artistas e candidatos a artistas que contribuíram para o engrandecimento e valorização deste espectáculo".

No entanto Ana Mónica Oliveira manifestou-se desagradada com o facto deste espectáculo, com crianças muito pequenas se ter realizado numa quarta-feira à noite. "Segundo a Câmara Municipal da Mealhada o espectáculo não podia ser feito no domingo à tarde, 1 de Julho, por impedimentos de agenda, por causa da matiné de cinema que se realizou nesse dia. Dançaram aqui hoje crianças dos três aos doze anos, não faz sentido que tenham de o fazer à meia-noite, como aconteceu hoje. Contudo, o facto do espectáculo ter sido realizado numa quarta-feira em nada diminuiu a afluência do público. Se o repetíssemos teríamos, novamente, a lotação esgotada dada a enorme solicitações de bilhetes".

"Fomos convidados para fazer este espectáculo noutros espaços de concelhos limítrofes e a custo zero, dada a importância e valor que dão a actividades culturais deste género. Pessoalmente, e esta é uma opinião meramente pessoal, acho que teremos de ponderar essa hipótese em anos futuros no que diz respeito à realização do evento na Mealhada. Lamentavelmente as bailarinas, professores, atletas e colaboradores do HCM são pessoas que dão tanto, de forma absolutamente gratuita e voluntária que mereceriam mais carinho, relevância e apoio por parte de quem direito! No ano passado, por lapso, não fizemos o agradecimento à Câmara Municipal da Mealhada, facto que foi resolvido publicamente, em entrevista de um dirigente do HCM a um jornal do concelho. Este ano receio que a não cedência do espaço no domingo dia 1 de Julho possa ter parecido uma "birra". Lamentamos, também, a ausência, no espectáculo, do presidente da Câmara, da vice-presidente e de alguns vereadores. De qualquer forma a secção de Danças Latinas e de balé do HCM, encontram-se de peito e mente aberta para futuras colaborações, à semelhança do que tem acontecido no passado", declarou Ana Mónica Oliveira.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 11 de Julho de 2007)