Universia

terça-feira, agosto 07, 2007


Pampilhosa


Arte urbana

em exposição


O terceiro certame de artes da freguesia da Pampilhosa foi inaugurado na noite de sexta-feira, dia 13, e decorreu até terça-feira, 17 de Julho. A Urban'Artes, é esse o nome da edição de 2007, é dedicada às artes urbanas e esteve instalada junto à EB1 da Pampilhosa. Esta actividade foi organizada pela Junta de Freguesia da Pampilhosa.

Na cerimónia de inauguração, presidida por Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, estiveram também presentes Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM), e outros autarcas de freguesias do concelho da Mealhada, como José Felgueiras e Basílio Lopes, da Junta de Freguesia da Mealhada.

"O objectivo desta Urban'Artes é, primeiramente, promover os artistas da freguesia da Pampilhosa, através da exposição e venda de trabalhos e da execução de artes no local. Por outro lado queremos também dar a conhecer a própria freguesia. Para isso temos um local dedicado aos "Recantos da Pampilhosa", onde os artistas puderam expor os seus trabalhos relacionados com este tema (pinturas, esculturas e outros)", disse Vítor Matos.

Durante as noites em que esteve aberta a Urban'Artes houve também animação cultural. Na noite da inauguração actuaram alguns dos alunos da Escola de Música da Filarmónica Pampilhosense. Na noite de segunda-feira teve lugar a Grande Gala Internacional de Dança em que participaram o grupo Festitradições, de Penacova, e dois grupos, um ucraniano e outro peruano.

Em exposição estiveram trabalhos de cerâmica artística, trabalhos em biscuit, artigos feitos com trapos e farrapos e bonecas de trapo, objectos de design, de bijutaria, trabalhos de pintura em tecido e pintura em vidro.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 18 de Julho de 2007)