Universia

sábado, julho 07, 2007


ASSOCIAÇÃO DE JOVENS CRISTÃOS DE LUSO


"A doença dos homens loucos"

foi tema de palestra sobre

problemas ambientais


Na sexta-feira, dia 29, realizou-se uma palestra nos antigos escritórios da Sociedade da Água do Luso, promovida pela Associação Cristãos de Luso (AJCL). A palestra intitulava-se: "A doença dos homens loucos!", e foi proferida por Francisco Coimbra.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do encerramento da exposição sobre os 25 anos da AJCL, e que esteve aberta ao público durante todo o mês de Junho.

Francisco Coimbra, que tem dedicado a sua vida ao ambiente e especialmente às árvores, e que foi também um dos fundadores da AJCL, começou a sua alocução lembrando o Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho. A este propósito afirmou: "O ambiente é um assunto que está na moda. Às vezes até exaustivamente". Através de uma apresentação de diapositivos Francisco Coimbra mostrou algumas das situações em que, em termos ambientais, se poderão estar a ultrapassar os limites do sustentável. "Ao tomarmos certos comportamentos podemos estar a criar um planeta só para nós, planeta todo igual, um planeta 'sauna', um planeta de 'chapéu roto' e um planeta pobre e seco", afirmou.

"A espécie humana explora, directa ou indirectamente, 40 por cento da energia produzida pelas plantas. Cerca de um terço dos solos férteis da Terra encontra-se degradado pela erosão, pela salinização e pela desertificação. A perda de produtividade dos solos tem consequências no agravamento da pobreza. As gerações vindouras não têm garantido o direito ao ar puro, à água límpida ou às florestas verdejantes. Esse direito está ameaçado!", concluiu.

No final o Francisco Coimbra disse ainda: "Tem que se impor a política dos três R: reduzir, reutilizar e reciclar".

Depois da palestra, houve uma apresentação dos alunos de música da AJCL, que, segundo disseram, mostraram um pouco do que aprenderam ao longo de um ano com Jorge Sousa, o professor.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 4 de Julho de 2007)