Universia

sábado, julho 07, 2007


ESCOLA SECUNDÁRIA DA MEALHADA


Menção honrosa, entregue

no Porto, para trabalho científico

sobre reutilização de óleos


Na terça-feira, 26 de junho, os alunos e professores da turma B do 12º ano, da Escola Secundária da Mealhada (ESM) receberam, na Fundação Ilídio Pinho, no Porto, uma menção honrosa pelo trabalho científico "Minimização do impacto ambiental por reutilização de óleos usados na produção de biodiesel". Este trabalho foi realizado no âmbito do concurso "Ciência na escola" promovido pela Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.

A Escola Secundária da Mealhada, no ano passado, ganhou o primeiro prémio deste concurso. Em 2007 foram as escolas Eb2,3 de Lanheses e de Alcochete os premiados. Para além da escola mealhadense receberam menções honrosas mais quatro projectos.

Na referida cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu na sede da Fundação Ilídio Pinho, estiveram presentes o presidente da Fundação, engenheiro Ilídio Pinho, Margarida Moreira, directora regional de Educação do norte e Jorge Martins, administrador do Banco Espírito Santo. Acompanharam os alunos e professores da Escola Secundária da Mealhada Fernando Trindade, presidente do conselho executivo da escola, Graça Inácio e, ainda Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e o vereador António Jorge Franco.

João Martins, do Banco Espírito Santo, afirmou: "A promoção da existência de 'Ciência na Escola' é um dos pilares mais importantes da economia. Este ano, duplicou o número de projectos apresentados, relativamente ao ano anterior". Margarida Moreira disse: "Há dias que valem uma vida e este é um desses dias. Obrigada pelo orgulho que nos dão. O ministério da Educação, no início do próximo ano, vai ter ao dispor de todas as escolas um filme relacionado com estes projectos. Vai servir para que seja feito um reconhecimento público do vosso trabalho e para que os próximos alunos sintam que vale a pena acreditar".

O projecto que a ESM desenvolveu começou em Outubro, e contou com a participação dos alunos, Vera Godinho, João Baião, José Dias, António Carvalho e Daniel Santos. Cristina Martinho e Cristina Fernandes foram as professoras de Física e de Química que coordenaram todo o projecto.

"O desenvolvimento deste projecto teve como objectivo a sensibilização da comunidade para a importância da recolha de óleos usados e posterior reutilização na produção nde biodiesel, com o intuito de reduzir o impacto ambiental resultante do lançamento dos óleos usados na rede de saneamento", explicou Daniel Santos. "Numa primeira fase foi elaborado um inquérito, que foi preenchido pelos encarregados de educação, para se poder estimar o consumo doméstico de óleo alimentar e qual o seu destino depois de usado. Após o conhecimento da quantidade de óleo que era lançada para o saneamento informámos a Câmara Municipal da Mealhada que considerou que, num futuro próximo será importante a colocar recipientes de recolha de óleos usados domésticos em todas as escolas do concelho", acrescentou.

"Posteriormente, nos laboratórios da nossa escola, iniciámos a produção de biodiesel, a partir de óleos alimentares usados. Começámos por realizar uma pesquisa exaustiva sobre o processo de produção. Surgiu, assim, a elaboração do primeiro protocolo experimental que foi testado durante cerca de três meses. Durante este tempo fomo-nos apercebendo de que havia condições de reacção que tinham que ser optimizadas, tendo sido por isso elaborado um protocolo mais adequado à produção de biodiesel. Finalmente, conseguimos produzir biodiesel com uma conversão de 90 por cento", relatou Daniel Santos.

"Esta menção honrosa significa o reconhecimento dum trabalho e a viabilidade dum projecto. Agradeço à professora Cristina Martinho, em nome dos meus colegas também, que nunca teve horas contadas para nós, para que este projecto pudesse acontecer", concluiu.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 4 de Julho de 2007)