Universia

sábado, outubro 07, 2006


Escolíadas 2005: primeira sessão








A desistência e o empate!

A 16ª edição das Escolíadas teve início na passada sexta-feira, dia 15, com a novidade de que este ano as quinze escolas concorrentes terão de esperar até dia 20 de Maio para saber se passam à fase final, onde só irão as três melhores classificadas.
A grande surpresa da noite foi a desistência da Escola Secundária de Cantanhede que, "por não se sentir preparada optou por não comparecer", afirmou Cláudio Pires, o organizador, que já era conhecedor do facto desde segunda-feira da semana da prova.
A Escola Secundária de Vagos e a Escola Secundária de Penacova empenharam-se ao máximo, uma vez que a "luta" se torna mais difícil entre duas escolas e, com perto de cem alunos participantes cada uma, proporcionaram uma noite muito agradável. Dois grandes momentos foram a representação de "Todo o Mundo e Ninguém", de Gil Vicente, por Penacova, e a prova musical de Vagos, que remetia para os anos 70, fazendo alusão aos temas paz e amor. Ambas as provas proporcionaram momentos de grande divertimento. É de salientar a claque de Penacova, que ia muito bem preparada e organizada.
Cada escola foi avaliada em quatro provas, música, teatro, claque e cultura geral, sendo a classificação atribuída por um júri de cinco elementos.
Paulo Neta, director regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), que apoia este evento desde 1997, e elemento do júri, declarou:"Os alunos mostram o gosto pela sua escola e pelos amigos. Isso é o mais importante!"
Prova disto é o empate entre as duas escolas, com 158 pontos atribuídos a cada uma. Durante três horas ambas mostraram empenho, dedicação, originalidade e grande harmonia, até mesmo entre as claques.
Esta semana, no dia 22 de Abril, prestam provas as escolas secundárias Dom Dinis, de Coimbra, Drª Maria Cândida, de Mira, e o Colégio de Albergaria.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 20 de Abril de 2005)