Universia

domingo, outubro 01, 2006

Vícios contemporâneos

Os jovens têm uma capacidade crítica elevada e quase sempre essa crítica é negativa!
Criticamos a escola, os professores, os pais, o Governo, o país, ..., e tudo o que não nos parece bem.
E o álcool? E o tabaco? Não critícamos?! Porquê?!
Porque nos sabe bem fumar (como se diz nos dias de hoje - é "fashion"!) e ir a uma festa e sairmos um pouco mais bebidos (ou até muito!).
É bonito e sabe bem! Esquecemo-nos é que Portugal é o segundo país da Europa com a taxa de alcoolémia mais elevada e o tabaco é cada vez mais consumido!
Mas é esta geração crítica (em que estou inserida) que não aceita a lei de proibição de alcoól a menores de 18 anos e que não concorda com a proibição do tabaco em locais fechados!
Na minha perspectiva, parece-me um pouco contraditório... como podemos ser tão críticos e ao mesmo tempo tão irresponsáveis?!
Paremos para pensar!
Se o álcool for proibido a menores de 18 anos, as vantagens podem ser enormes, nessa idade a responsabilidade já é maior do que aos 14 ou 16 anos e faz com que o álcool não nos pareça uma excentricidade e uma novidade tão grandes, logo o seu consumo começa a ser mais moderado e mais tardio (este último factor, muito importante!).
O tabaco, nem necessita de grandes explicações, pois a lógica resume-se a que dois ou três não têm que ser intoxicados pelo vício de oito ou dez, numa discoteca, bar, mas também no restaurante ou até mesmo no local de trabalho.
Também sou jovem, também bebo, também fumo, mas chegaram-me dez ou quinze minutos "debruçada" neste assunto para me auto-criticar... E egoísmo, foi o adjectivo com o qual me qualifiquei.
Por isso, se vos interessa a minha opinião, sou muito a favor destas leis!

Mónica Sofia Lopes
(in Independente de Cantanhede, 26 de Outubro de 2004)