Universia

domingo, outubro 01, 2006

Da esquerda para a direita: Augusto Cid, Manuel Correia, Carlos Magno e António

FOTOJORNALISMO E CARTOONISMO:
QUE FUTURO?

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) organizou o I Encontro de Comunicação e Criatividade, na Casa Municipal da Cultura, no passado dia 6 de Abril. Em debate estiveram os temas: o Fotojornalismo, o Cartoonismo e a Publicidade, como elementos criativos influentes na comunicação. O evento reuniu nomes como Carlos Amaral Dias, director do ISMT, a dupla de cartoonistas António e Cid e o fotojornalista Manuel Correia. A moderação esteve a cargo de Carlos magno. Durante a tarde, foram apresentados 78 anúncios publicitários, no âmbito do Festival Internacional da Publicidade "Publi...Fordoc 2005".
O encontro teve início, da melhor forma possivel, com o discurso do Prof. Drº Carlos Amaral Dias, que centrando-se no tema deste Encontro começou por afirmar que "A verdadeira criatividade não está em aceitar ideias novas, mas sim em escapar de ideias antigas".
Acrescentou ainda, que "A boa comunicação gera dúvidas e cria sempre um mal-entendido". Quase no fim do seu discurso, fez um apelo aos jovens para não se sentirem normopatas e serem criativos em tudo o que fazem.
Logo após uma pequena pausa, o debate regressou com Manuel Correia, fotojornalista e docente no ISMT, que iniciou o seu discurso dizendo que "Não sou um homem da palavra, mas um homem da imagem". Fez alusão de que o ISMT é a única instituição em Coimbra que tem a cadeira de fotojornalismo, dando ênfase à importância da mesma dizendo que o fotojornalista tem a função de informar a partir de fotografias.
Para o fotojornalismo crescer em Portugal, Manuel Correia, afirmou que se deve insistir na formação académica, ou seja, que as licenciaturas devem ser mais prestigiadas e mais reconhecidas nesta área, que os jornais sofrem uma expansão se houver um fotojornalista e, por fim, que o estado deve investir mais nesta área, até porque, citando John Robert, "Um olhar de um fotojornalista, nunca é um olhar perdido".
Terminou o seu discurso aconselhando os futuros fotojornalistas "Agarrem as oportunidades que vos oferecem com garra pois não há lugar para todos, mas há para alguns, os melhores!".
Carlos Magno, moderador deste Encontro, não escondeu a emoção e admiração ao apresentar António e Cid, os cartoonistas convidados. Afirmando mesmo "Compro o Expresso para ver o cartoon do António" e ainda relembrou quando Cid retratava Pinto Balsemão sem olhos.
António e Cid, foram os grandes retratistas dos últimos sete meses e fizeram um filme em livro "O Fenómeno", que é uma crítica ao "reinado" de Santana Lopes.
Cid, não demonstrou grandes expectativas em relação ao futuro de novos cartoonistas até porque "O risco do cartoonista é o da sobrevivência, tem que se ter outra profissão!" e afirmou também que a televisão deveria fazer mais alusão a esta área.
António concordou com Cid: "Há espaço e bons novos cartoonistas, não há é investimento por parte dos jornais" e ainda "Jovens com talento vão ser confrontados com constrangimentos organizacionais".
Na sua opinião, um cartoon editorial deve ser um bom desenho e uma boa análise do facto e por fim, deve provocar sentimento (um sorriso). O debate terminou com a participação da plateia o que tornou ainda mais interessante este I Encontro.
Depois da pausa para o almoço, seguiu-se a apresentação de 78 anúncios de publicidade organizados pelo festival Publi...Fordoc 2005.

Mónica Sofia Lopes
Andreia Carvalho
2º ano, Ciências da Informação
(in Torga, boletim informativo, do Instituto Superior Miguel Torga, de Julho-Agosto 2005)