Universia

domingo, outubro 01, 2006


"As cores do lixo"

Amarelo, azul e verde. Será que estas cores dizem alguma coisa aos nossos leitores? Tenho a certeza que a maioria não chega logo à ideia do porquê destas três cores...
Pois é, caros amigos, Ecoponto diz-vos alguma coisa?!
"Claro que diz", pensam vocês, "A cena do lixo, aquela separação esquisita que querem que nós façamos ao lixo produzido em casa!"
Realmente, o Ecoponto remete-nos logo para a ideia de separação do lixo. E sabemos isto, porque a imensa publicidade acerca deste assunto entra-nos em casa, diariamente, através da televisão, como por exemplo "Separar toca a todos e agora até dá prémios! Fique atento à sua porta!" Anúncios como este são produzidos com frequência e nós temos conhecimento da situação, até porque a aprendizagem da separação de lixo ainda não é viável nos telejornais, mas em contra partida já é transmitida nas novelas portuguesas, mas como a maioria dos telespectadores visualiza com mais frequência telenovelas brasileiras a situação volta novamente à "estaca zero".
O mais contraditório e irónico desta situação é que apesar da imensa publicidade, na realidade não fazemos ideia onde se vendem os caixotes com divisões que tão bem ficavam nas nossas cozinhas. Por outro lado, os depósitos desses lixos são difíceis de encontrar nas nossas cidades.
O que será mais fácil: colocar contentores em cada esquina de uma rua ou continuarmos a meter o lixo todo num só saco e ignorarmos a reciclagem?!

Mónica Sofia Lopes
(in Independente de Cantanhede, 5 de Outubro de 2004)