Universia

terça-feira, junho 12, 2007


MEALHADA


Escolíadas com gala de entrega de

prémios no cineteatro Messias


Na quarta-feira, dia 6 de Junho, no cineteatro Messias, na Mealhada, decorreu a gala de entrega de prémios das Escolíadas 2007. Na cerimónia foram entregues os prémios a todas as escolas e representadas as provas mais pontuadas de todas as sessões.

Claúdio Pires, criador das Escolíadas, começou por dizer: "Quero aplaudir as claques de todas as escolas que participaram. Nesta gala vou dar especial atenção às claques vestindo, ao longo da noite, os fatos de todas as que participaram".

O prémio para a prova mais pontuada de música e dança foi para a Escola Secundária José Estevão de Aveiro. "Esta prova está encadeada com o teatro. Através da música e da dança vamos caracterizar as personagens do teatro", afirmou um elemento da escola. O prémio de melhor intérprete de dança foi entregue ao aluno João, também, desta escola.

O prémio para a melhor cantora das Escolíadas 2007 foi para a aluna Milene, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, e o prémio de melhor dança coube à Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro), com o tema "Janela da Saudade".

A Escola Secundária Homem de Cristo (Aveiro) teve a prova de teatro mais pontuada. Intitulava-se "Sal e Pimenta". A aluna Tatiana, actriz principal da peça, ganhou o prémio de melhor intérprete de teatro das Escolíadas 2007.

O prémio da Juventude, destinado ao professor ou aluno que se tenha destacado pela forma como participou nas Escolíadas, foi entregue a um professor do Colégio de Albergaria-a-Velha.

De seguida, os dezassete quadros que foram pintados nas sessões das Escolíadas foram visualizados. A tela mais pontuada foi a da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

A Escola Secundária da Mealhada ganhou o prémio de melhor claque. A música mais pontuada foi a da Escola Secundária Dr. Magalhães Lima, de Esgueira.

Foram entregues prémios, também, pela participação nas Escolíadas à Escola Secundária Dr. João Celestino Gomes, de Ílhavo, à Escola Secundária Dr. Lopes de Morais, de Mortágua, à Escola Secundária Avelar de Brotero, de Coimbra, à Escola Secundária de Vagos, à Escola Profissional de Agricultura de Vagos, à Escola Secundária de Oliveira do Bairro, à Escola Secundária de Carregal do Sal, ao Agrupamento de Escolas de Penacova, à Escola Secundária Drª Maria Cândida, de Mira, e à Escola Secundária Dr. Magalhães Lima, de Esgueira.

A terminar, Claúdio Pires homenageou o staff das Escolíadas com medalhas e fez a entrega dos prémios para as três escolas mais pontuadas das sessões que decorreram em 2007.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, entregou prémios, à escola que ficou em terceiro lugar, Escola Secundária Dom Dinis, de Coimbra.

Catarina Rodrigues, do Instituto Português da Juventude, entregou prémios à segunda escola mais pontuada, Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Por fim, João Pereira, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, entregou prémios à escola vencedora, Colégio de Albergaria-à-Velha.

Claúdio Pires encerrou a gala e disse: Cada vez mais estes jovens aparecem com novos desafios técnicos para serem concretizados. Tudo o que me pedem eu e o staff temos conseguido realizar e tornar possível nas sessões das Escolíadas".


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 13 de Junho de 2007)