Universia

segunda-feira, junho 11, 2007


Dia Mundial da Criança na Mealhada


CINETEATRO MESSIAS


Escola Secundária promoveu

"Encontro com as Artes"


"Encontro com as artes" foi o título do espectáculo promovido pela Escola Secundária da Mealhada, no sábado, dia 2 de Junho, no cineteatro Messias, na Mealhada. O espectáculo integrou-se nas comemorações do Dia Mundial da Criança e teve a colaboração do Colégio Nossa Senhora da Assunção, de Famalicão, e da Escola de Bailado de Águeda.

Guida Lacerda, a quem coube a aparesentação, afirmou no início do espectáculo: "Este encontro acontece por três motivos. Em primeiro lugar, por ser o Dia da Criança, em segundo, para mostrar o que os jovens conseguem fazer, e em terceiro lugar, para premiar o esforço destes jovens para além da actividade escolar".

O espectáculo começou com a actuação do coro "Cluny Vox", constituído por trinta alunos do 5º ao 12º anos do Colégio Nossa Senhora da Assunção, e dirigido pelo maestro Celestino Ortet. De seguida cantou o coro "Pequenos cantores de Cluny", também do colégio de Famalicão, formado por quarenta e cinco vozes de alunos do primeiro ciclo do ensino básico.

Em continuação actuou o grupo de balé da Escola de Bailado de Águeda, que representou o bailado "O Corsário". Com coreografia da professora Paula Conceição e música de Adolphe Adam, esta peça foi interpretada por sete alunos do grau intermédio.

Na parte final do espectáculo subiu ao palco a peça de Gil Vicente "Auto da Barca do Inferno", representada pelos alunos da turma A do 9º ano da Escola Secundária da Mealhada e encenada pela professora Júlia Gomes. A representação desta peça foi feita no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, já tinha tido lugar na escola, para os pais dos alunos, no dia 22 de Março. Dia Nacional do Teatro.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 6 de Junho de 2007)