ESCOLA SECUNDÁRIA DA MEALHADA
Estágios de 12º ano
são um sucesso
Na Escola Secundária da Mealhada o Curso de Acção Social, vertente animador sociocultural, e o Curso Tecnológico Design de Equipamento promoveram este ano, pela primeira vez, estágios para os alunos que iniciaram o curso há três anos. Os estágios têm a duração de 240 horas, repartidas por treze semanas.
Maria do Carmo Gonçalves, professora de Saúde e Socorrismo e coordenadora, e Sara Pereira, professora de Práticas de Animação Sociocultural e orientadora de estágio do Curso de Acção Social, vertente animador sociocultural, explicaram ao JM como dividem os dezassete alunos que orientam pelas várias instituições onde estagiam: Santa Casa da Misericórdia, Jardim de Infância de Sant'Ana, Biblioteca Municipal da Mealhada e Escola Pública e ATL da Antes.
"Os alunos têm feito animação de contos infantis, actividades a nível de expressão plástica, jogos, expressão dramática, organizaram uma palestra sobre o 25 de Abril e uma exposição sobre escultura e cinema. A escola é que pede estes estágios às instituições", disse Sara Pereira.
"Nos lares há dificuldade em arranjarem estagiários, mas nos infantários há muitos, nem vale a pena irmos lá procurar espaço para os nossos alunos", argumentou Maria do Carmo Gonçalves.
"Os alunos estão nestes estágios às quartas-feiras à tarde e o dia todo às terças e sextas-feiras. Estamos a par de tudo o que eles fazem porque têm que apresentar relatórios semanais. E também apresentam um relatório final, para a defesa do estágio", afirmou Sara Pereira.
O JM falou também com três alunos que estão a estagiar na Biblioteca Municipal da Mealhada, André Castanheira, André Vaz e Pedro Duarte. "Este estágio deu-nos uma perspectiva diferente da realidade escolar", disse André Vaz. André Castanheira acrescentou: "A proximidade com o mundo do trabalho e as possibilidades de o conhecer são muito maiores".
Isabel Gonçalves, professora de Oficina e Design de Equipamento, é coordenadora de estágio e directora do Curso Tecnológico Design de Equipamento e controla nove alunos. "Os alunos estão divididos por muitas empresas desta região, tais como a IMCL, e a CINCA, a Pavigrês (Anadia), a RECER (Oliveira do Bairro), a Esmalticer (Águeda), a Colorobbia e a Porcelanas Costa Verde (Vagos). O estágio é feito às quartas-feiras, da parte da tarde, e às quintas e sextas-feiras, todo o dia", afirmou Isabel Gonçalves. "Os alunos têm, com estes estágios, contacto com o mundo do trabalho e um horário de trabalho, ou seja, criam rotinas para o futuro", concluiu.
Os estágios, que tiveram início em 27 de Fevereiro, vão terminar no dia 8 de Junho.
Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 6 de Junho de 2007)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home