Universia

quinta-feira, maio 10, 2007


PAMPILHOSA


GEDEPA e Núcleo Filatélico

comemoram aniversário de Fialho d'Almeida


No sábado, 5 de Maio, iniciaram-se, na Casa Quinhentista, na Pampilhosa, as comemorações do 150.º aniversário do escritor e médico Fialho d'Almeida. A realização foi organizada pelo Núcleo Filatélico e Numismático do Concelho da Mealhada e pelo GEDEPA e pretende homenagear o escritor que foi médico no Lazareto da Pampilhosa.

No dia 5 de Maio foi aberta ao público, na Casa Quinhentista, uma exposição filatélica e de coleccionismo da qual faz parte um espaço destinado à memória do escritor homenageado. A exposição estará patente ao público até ao próximo domingo, dia 13 de Maio.

Na abertura da exposição, Machado Lopes, presidente da direcção do GEDEPA, disse: "A cultura agradece isto que estamos aqui a fazer hoje". De seguida, o grupo de teatro do GEDEPA representou um excerto do conto "O filho", que Fialho d'Almeida escreveu durante a sua estadia na Pampilhosa e tendo como fundo o ambiente desta exposição.

O investigador Paulino Mota Tavares fez uma prelecção sobre a vida e a obra do escritor. "Estou aqui a defender a língua portuguesa", afirmou. Mota Tavares lançou algumas ideias no sentido de continuar as comemorações do aniversário do escritor: "Podíamos fotografar zonas da Pampilhosa que simbolizam a época de Fialho d'Almeida, ou seja, contar a sua história em fotografias. Fotografar a casa onde ele viveu e, em Lisboa, tentar adquirir fotografias de sítios por onde passou".

Rui Pais de Carvalho, presidente da direcção do Núcleo Filatélico e Numismático do Concelho da Mealhada, informou que os CTT - Correios de Portugal vão editar um boletim informativo, com referências a Fialho d'Almeida. "Julgo que ainda este ano, os correios vão ter um selo do escritor. Teria sido bom se estivesse pronto agora, no aniversário", disse. Na sessão, e na mesa da presidência, estiveram ainda Luís Marçal Correia, presidente da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Ana Ferreira, chefe da estação dos CTT da Mealhada, e Manuel Assis, presidente da assembleia geral do GEDEPA.

Na segunda-feira, 7 de Maio, entre as 15 e as 18 horas, esteve disponível para aposição um carimbo comemorativo do 150.º aniversário de Fialho d'Almeida. "Esta iniciativa contou com o apoio dos CTT que, nesse dia, descentralizaram serviços para aposição do carimbo", informaram os organizadores.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 9 de Maio de 2007)