Universia

domingo, maio 06, 2007

ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE

Diplomas e prémios
para antigos alunos

Na sexta-feira, dia 27 de Abril, realizou-se o acto de entrega de diplomas aos alunos que concluiram os seus cursos nos anos de 2005/2006 e de 2006/2007 na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada. Participaram na cerimónia João Pega, director da escola, que presidiu, João Peres, presidente da Caixa de Crédito Agrícola da Mealhada, Carlos Cabral e Filomena Pinheiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada e vice-presidente, respectivamente, Maria Lopes Dias, directora regional adjunta da DREC, Carlos Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial da Mealhada, Manuela Alves, directora pedagógica da escola, os professores da escola, os alunos, antigo-alunos e alguns dos seus familiares.
Diogo Godinho, desenhador projectista, em representação dos antigos alunos que receberam o diploma, foi o primeiro participante a usar da palavra. "Quando penso nesta escola vem-me à ideia o companheirismo entre alunos e professores que até então desconhecia. Os professores desta escola, fundamentalmente, formam as pessoas", afirmou.
João Pega, dirigindo-se aos antigos alunos, disse: "Obrigado por tudo o que têm feito nos vossos empregos, na faculdade e na vossa vida quotidiana. Têm contribuido para a boa imagem desta instituição. Aqui, convive-se com amor". Agradeceu também, publicamente, a José Arromba, da empresa SEW, que, segundo disse, "deu um grande contributo para o prémio de melhor aluno do curso de Automação Idustrial". Dirigiu, ainda, agradecimentos às Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada, aos professores e aos funcionários da escola.
Maria Lopes Dias, directora regional adjunta da DREC, declarou: "Esta escola tem equipamentos fantásticos e tem a capacidade reconhecida de formar e qualificar os alunos. A escola está de parabéns porque se preocupa com a empregabilidade dos seus formandos e tem uma óptima relação com as empresas".
Carlos Cabral declarou: "Hoje estamos em festa porque estes antigos alunos acabam de concluir uma etapa. A Câmara tem empregado também antigos alunos e possui excelentes profissionais saídos desta escola. É admirável o facto de, ao longo dos dezasseis anos de vida desta escola, o director continuar a saber onde estão os seus antigos alunos, onde trabalham, onde estudam".
Ainda antes de serem entregues os diplomas foram oferecidos prémios aos melhores alunos da escola. José Arromba, da empresa SEW-Eurodrive, ao entregar a Samuel Lopes o prémio de melhor aluno do curso de Automação Industrial, afirmou: "O trabalho desenvolvido nesta escola, ao longo destes anos, fez crescer o tecido empresarial na Mealhada". Para além de Samuel Lopes receberam prémios Luís Rodrigues, melhor aluno do curso de Desenhador Projectista em 2006, Marta Guerreiro, melhor aluna do curso de Deesnhador Projectista em 2005, Vitor Manuel Gomes, melhor aluno do curso de Automação Industrial, Ricardo Pereira, melhor aluno do curso de Informática, Catarina Santos, melhor aluna do curso de contabilidade, Alexandre Batista, melhor aluno do curso de Instalações eléctricas, e Luis Frederico Martins, melhor aluno do curso de climatização. Estes prémios foram oferecidos por sete juntas de freguesia do concelho. Foram entregues pelos presidentes das juntas de freguesia da Antes, da Mealhada e da Pampilhosa e ainda por representantes das juntas de freguesia de Casal Comba, de Barcouço, da Vacariça e do Luso.
No final da cerimónia foram entregues os diplomas aos centos e dezassete alunos que concluiram os cursos de Automação Industrial, Contabilidade e Desenhador Projectista do ciclo de ensino de 2002-2005, os cursos de Desenhador Projectista, Informática de Gestão, Instalações Eléctricas do ciclo de 2003-2006 e também da primeira turma de nível 2 (equivalente ao nono ano) de Instalação e Montagem de Máquinas de Refrigeração e Climatização.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 2 de Maio de 2007)