Universia

quarta-feira, maio 16, 2007

Escola Secundária
preocupa-se com a
alimentação dos alunos

De 21 a 25 de Maio vai decorrer na Escola Secundária da Mealhada (ESM) a Semana da Alimentação Saudável. "Vamos servir sandes saudáveis e, possivelmente, sopa, mas o que vamos ter em abundância vai ser a fruta. Queremos sensibilizar os alunos a comerem fruta", afirmou Graça Pereira, professora da ESM e uma das responsáveis pelo Gabinete de Apoio ao Jovem (GAJ).
No dia 25, sexta-feira, pelas 21h30, a ESM vai estar de portas abertas aos pais e encarregados de educação com uma palestra intitulada "E o meu filho alimenta-se bem?". Esta actividade vai ter a presença de João Breda, nutricionista, e Odete Oliveira, médica, do Centro de Saúde da Mealhada.
"O GAJ preocupa-se muito com a questão da alimentação pois pode interferir na vida dos alunos e, por consequência, no seu aproveitamento escolar", disse Graça Faria, professora da ESM e também responsável pelo GAJ.
Nesta Semana da Alimentação os educandos vão participar na organização das actividades. "Os alunos vão colaborar com cartazes e vão ajudar na produção de textos, uma vez que somos duas professoras de Português e, portanto, contextualiza-se nas nossas aulas", concluiu Graça Pereira.
Durante esta semana, os alunos vão poder consultar os resultados dum rastreio, realizado no período anterior, em que foram feitas as medições da tensão arterial e do índice da massa corporal (IMC), ou seja, a relação entre peso e altura.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 16 de Maio de 2007)