O mundo do jornalismo regional
Os alunos da turma A, do curso de Educação e Formação (CEF), fizeram uma visita ao Jornal da Mealhada com o professor de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos (IOSI) no dia 28 de Março para saber como funciona este semanário.
A equipa do Jornal da Mealhada recebeu os alunos de forma muito cordial e simpática esclarecendo sobre a fundação e a história do mais antigo jornal do concelho, em actividade. Segundo informaram o Jornal da Mealhada foi fundado em Dezembro de 1985 por Fernando Queiroz. Nas paredes da redacção os alunos tiveram a oportunidade de observar exemplares antigos do Jornal da Mealhada.
Nuno Castela Canilho, o director deste jornal, respondeu a algumas perguntas.
Quantos trabalhadores tem o jornal?
Trabalham na redacção cinco pessoas. Isabel Canilho que é responsável pela contabilidade, publicidade e de grande parte da paginação. Mónica Sofia Lopes, jornalista. O director-adjunto e editor do desporto, Afonso Simões. O director Nuno Canilho e ainda Manuel Santos que revê os textos.
Qual o tipo de equipamento que utilizam?
Um gravador digital, máquinas digitais ou de rolo, dois computadores para a parte escrita e mais dois para a parte de paginação.
Qual é o tempo de produção de uma edição?
Uma edição demora uma semana a ser preparada e publicada.
Quais os temas mais frequentemente publicados?
Os temas mais publicados estão ligados com a política.
Onde imprimem o jornal?
A impressão é feita em Coimbra.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver o colega Rui Morais a criar uma notícia e efectuar a respectiva paginação, bem como edição de fotografia, o que se revelou uma experiência muito interessante.
(in Jornal da Mealhada, 4 de Abril de 2007)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home