Universia

quarta-feira, março 14, 2007


MEALHADA


Palestra de Espiritualismo


No dia 10, sábado, realizou-se uma palestra sobre Espiritualismo, por Emanuel Saskya, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), pelas 15 horas.

Manuel Filipe, organizador do encontro, começou por agradecer ao director da EPVL, João Pega, por disponibilizar o auditório da escola, a Emanuel Saskya a sua presença, e à Papelaria Peninha pelos cartões que fez com uma pequena biografia deste espiritualista.

Nessa pequena biografia podia ler-se que Emanuel Saskya se dedicou, desde a sua juventude, a estudos de metafísica, filosofia e religiões. Ao longo da sua vida, participou de múltiplas escolas esotéricas, entre as quais, a Teologia, o Rosicrucianismo, a Rajá Yoga, o Espiritualismo e a Umbanda Esotérica. Dos sete livros que já escreveu destacam-se "Espiritualismo 1 - Deus, o Universo e o Homem", "Espiritualismo 2 - Evolução, karma e Reencarnação" e "Construir o Templo Interior", onde estão patentes os princípios essenciais da vida e do ser humano.

Emanuel Saskya iniciou o seu discurso dizendo: "Vamos abordar um tema muito genérico, mas temos que partir com a noção de que sem estudarmos, sem conhecermos, não podemos escolher". Para o autor, "um espiritualista é aquele que descobriu que o corpo é uma ferramenta de manifestação dum espírito". Nesse sentido, enfatizou a ideia de que "aquilo que resolve os nossos problemas é agir como um espiritualista. Perceber que não se é corpo, mas que se está dentro dum corpo".

A evolução foi a palavra-chave desta palestra, como argumentou o espiritualista: "O grande e único objectivo da nossa vinda ao mundo é gerar evolução. Aquele que é espiritualista e já percebeu que vem para evoluir, tem uma postura completamente diferente pois entende que existe uma continuidade na vida e, portanto, trata de a fazer evoluir. Esta evolução faz-se através da vida após vida e o karma vai regular todo o processo de encarnação".

"Para o espiritualista, um não-espirutualista vive de duas maneiras, com a revolta e a depressão. Estes dois estados geram a crise e só depois vem aceitação. Quando se entra num estado de aceitação, está-se perante a harmonia, logo, já se é considerado espiritualista, ou seja, é aquele indivíduo que aceita não consumir mais as suas energias a revoltar-se", explicou Emanuel Saskya.

Os três princípios fundamentais do caminho espiritualista são: a evolução pessoal, a reencarnação e o karma. Contudo, têm que se superar os preconceitos todos e ter atitude de aceitação para se ser espiritualista.

O autor também defendeu a ideia de que todos os seres humanos são inspirados por outras almas e deu o exemplo de que os vícios que adquirimos são influenciados por essas almas, também. Ainda concluiu: "Existe uma pergunta final que todos fazemos. Afinal e eu, o que é que eu sou e o que é que faço? É uma pergunta que cada um de vós tem que responder por si próprio. É no silêncio do coração que cada um de nós traz a resposta".

Após algumas questões por parte do público, Emanuel Saskya deu uma explicação acerca do processo de encarnação: "Só morre aquilo que nasce e o que nasce é o corpo, a matéria. O que prevalece é o espírito. Quando o corpo morre, o espírito vai também junto desse corpo, num processo individual, que pode ser longo ou não, mas acaba por voltar, para evoluir. Quando o faz, inicia-se o processo de encarnação, ou seja, envolve-se um corpo naquela alma. É o próprio espírito que vai escolher em que corpo quer encarnar, quer voltar a viver, ou seja, o próprio indivíduo escolhe o corpo em que vai encarnar".


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 14 de Março de 2007)

2 Comments:

At 5:48 da manhã, Blogger bralia said...

Adorava ter estado presente nesse colóquio Emmanuel Sáskya para mim é o guru da reencarnação e de todo o processo reencarnatório, nem me tinha dado conta que ele tinha estado em portugal estas coisas são muito mal publicitadas de futuro seria bom se possível e se houver outra aparição desse grande mestre gostaria que me comunicassem.Os meus cordiais comprimentos.

 
At 12:36 da manhã, Blogger Associação Cultural Espírita de Santarém said...

Olá Bralia, já li Emanuel Saskia e compreendo e sinto empatia com as suas conclusões, no entanto e, concordando que só estudando e conhecendo poderemos optar pelo nosso caminho, pela nossa evolução, não só li como estudei outras obras de outros espositores da Lei da reencarnação e da Lei de acção e reacção ou mais conhecida no meio espírita como lei de causa e efeito. As obras de Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier entre outros tantos, mas seguramente estes, trazem-nos luzes na forma de conhecimento que nos submete a reflexões maiores sobre o que somos? De onde viemos? O que sinto? Por que sofro? E para onde vou? As questões existenciais que ao nos serem expostas pelo espiritismo nos levarão ao caminho correcto. ..."todo aquele que crê em algo além da matéria é espiritualista. " Allan Kardec, Livro dos espíritos.
A reencarnação é um meio para atingir um fim, a sublimação do nosso espírito pelo conhecimento aliado à moral, um binómio ainda menosprezado pelo ser humano pela infância espiritual que o exorna.

 

Enviar um comentário

<< Home