Universia

sábado, fevereiro 03, 2007


Juventude de Paquetá

"Brasil... três raças num só coração" é o tema com que a escola de samba Juventude de Paquetá vai apresentar neste Carnaval, onde retrata "a influência que tiveram os povos que chegaram ao Brasil, desde os Descobrimentos até aos dias de hoje, mais propriamente, portugueses, índios e africanos", como comentou Anabela Maia, tesoureira da escola.
A escola, que desfila no carnaval da Mealhada desde 1993, conta, este ano, com cerca de cem elementos.
Os ensaios da bateria são ao sábado, durante toda a tarde, e estão a cargo de Gabriel Pedro. Em relação às alas femininas os ensaios decorrem duas a três vezes por semana e são dirigidos por Alcides Júnior.
Os fatos foram projectados por Paulo Burian, artista plástico, que "é também quem está a orientar a sua confecção, na escola. Só agora reparamos nos erros que cometemos em anos anteriores. Sem dúvida que tem sido um elemento importante, uma ajuda preciosa", afirmou Anabela Maia. Opinião que é reforçada pela vice-presidente da escola, Fátima Oliveira: "Este ano os fatos são muito mais trabalhosos. Todos os bocadinhos livres são passados aqui na escola, na confecção dos fatos. Vai ser assim até ao desfile do primeiro dia".

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 31 de Janeiro de 2007)