Universia

quarta-feira, janeiro 24, 2007


CARNAVAL DA MEALHADA

Quando falta menos de um mês para o Carnaval, fomos saber como vai a
preparação do carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada por parte das escolas que desfilarão no corso da Mealhada.

Sócios da Mangueira

"Mangueira: viagem à descoberta do país do sol nascente", evocando o Japão do tempo dos samurais, é o tema que a escola de samba "Sócios da Mangueira" vai apresentar no Carnaval da Mealhada.
Henrique Salvador, presidente da assembleia geral da associação, disse ao Jornal da Mealhada que os ensaios ba bateria têm decorrido ao sábado, das 17 horas às 19 horas, e que "em Fevereiro vão começar a ser feitos também noutros dias".
A escola que, no cortejo deste ano contará com cerca de cento e cinquenta participantes, tem ajuda de uma coreógrafa, Juliana Santos, que nos afirmou: "Tento sempre fazer o melhor. No ano passado reparei nalguns erros e irei corrigi-los". A coreógrafa elogiou, ainda, o trabalho feito pela escola "Sócios da Mangueira".
Diana Batista, da comissão de gestão da escola, comentou a importância da coreógrafa, garantindo: "É um elemento importante porque nos liberta de uma grande parte do trabalho. Ela idealiza e realiza a coreografia. Depois é só um treino por parte das sambistas param quando chegarmos à avenida, termos uma coreografia bonita e bem organizada".
Para os elementos femininos os ensaios têm igualmente sido ao sábado mas quando se aproximar o Carnaval serão também noutros dias.
O projecto e desenho dos fatos foram realizados por Paulo Burian, estilista brasileiro, e o trabalho de confecção esteve a cargo de uma costureira, embora a escola tivesse optado por fazer na sua sede muitos dos trabalhos de costura. Também costeiros e alegorias são feitos na sede pelos elementos da escola. Nenhum fato foi trazido do Brasil, como aconteceu noutros anos. Deste país só virá algum material, como plumas e lantejoulas, necessário para a confecção.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 24 de Janeiro de 2007)