Universia

quinta-feira, dezembro 21, 2006


ESCOLA SECUNDÁRIA DA MEALHADA

Festa da sopa com o propósito
de sensibilizar os alunos

Na terça-feira, dia 12, realizou-se, na Escola Secundária da Mealhada (ESM), a "festa da sopa", com o propósito de sensibilizar os alunos para a importância da sopa na dieta diária.
A ideia surgiu a partir de um projecto do gabinete de apoio ao jovem (GAJ) para que, ao longo do ano lectivo, a escola alertasse os estudantes para as vantagens de uma alimentação saudável.
A partir de trabalhos realizados na disciplina de Português por algumas turmas do 8º ano, sobre a importância da sopa na alimentação, a professora Graça Faria sugeriu a esses mesmos alunos que colaborassem neste projecto.
A festa realizou-se no bar da escola e a sopa era servida gratuitamente. Havia também sandes, vendidas a 50 cêntimos, apenas para quem tivesse comido sopa. Esses alunos podiam também comer uma tangerina.
Bárbara Couceiro, aluna do 8º ano, que fez parte da organização, afirmou: "A sopa traz imensos benefícios. Em minha casa como sopa diariamente". Melanie Dinis, também aluna da ESM, reconheceu só comer sopa na cantina da escola mas ter consciência dos benefícios que ela tem na saúde. Outra discente, Ana Oliveira, concordou com a colega de turma: "A sopa tem vitaminas e ferro para que tenhamos uma boa alimentação. Em casa, contudo, não tenho o hábito de comer sopa. Raramente isso acontece".
Meatade dos cerca de duzentos pratos de sopa servidos neste dia foi confeccionada na cantina da ESM e a outra metade foi preparada por quatro restaurantes da zona, Espelho d'Água, Metinha, Oásis e Beirões.
A drª Graça Faria disse ao JM que a festa correu melhor do que se esperava e contou uma situação engraçada ocorrida com alguns alunos: "Quando chegavam ao bar eu chamava-os e alguns diziam que eram alérgicos à sopa, só para não a comer, mas depois de eu insistir e provarem, chegaram a comer três pratos de sopa".

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 20 de Dezembro de 2006)