Universia

sábado, outubro 14, 2006


ESCOLÍADAS 2005 - QUINTA SESSÃO















A fragmentação do "eu"!

Na passada sexta-feira, dia 13, decorreu a quinta sessão das Escolíadas 2005, com a participação da Escola Secundária José Estêvão, de Aveiro, e da Escola Secundária do Carregal do Sal.
Os alunos da Escola Secundária José Estêvão apresentaram o tema "Cultura Urbana" e com a peça de teatro tentaram dar a conhecer os problemas da adolescência nos dias de hoje.
A porta-voz do júri, Dulcínea Borges, afirmou: "A mensagem transmitida foi importante e a temática muito interessante mas os actores podiam ter demonstrado mais empenho".
A Escola Secundária do Carregal do Sal apresentou o tema "Fernando Pessoa e seus heterónimos" e na prova de teatro a fragmentação do eu foi ponto muito acentuado. Dulcínea Borges comentou: "A ideia foi muito original mas Fernando Pessoa não é um tema fácil de ser representado. A peça tornou-se muito repetitiva". A prova de música desta escola, apenas com um solista acompanhado à guitarra, proporcionou um momento muito bonito.
A pontuação final foi idêntica. A Escola Secundária José Estêvão alcançou 171 pontos e a Escola Secundária do Carregal do Sal 170. Com esta classificação, as duas escolas foram afastadas da final.
Na próxima sexta-feira, dia 20, vão estar presentes, na sexta sessão das escolíadas 2005, a Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, e a Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 18 de Maio de 2005)