Universia

domingo, outubro 15, 2006


ESCOLÍADAS 2005 - FINAL
O lixo ganhou vida e venceu!

A final das Escolíadas 2005 realizou-se na passada sexta-feira, dia 27, com a participação da Escola Profissional de Agricultura, de Vagos (EPAV), do Colégio de Albergaria e da Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro.
A Escola Profissional de Agricultura, com o tema "Contrastes", tentou mostrar as diferenças do mundo. A prova de teatro, intitulada "Sonasol amoniacal mental" transmitiu a mensagem de que é necessário comunicar. A drª Odete Ferreira, porta-voz do júri, comentou: "Esta peça apresentou um argumento interessante e actual. Vimos as dores e a solidão da nossa sociedade mas não vimos o contraste, a felicidade".
A prova de claque desta escola foi a mais pontuada da noite e teve como tema "O sopro".
Os alunos do Colégio de Albergaria, com o tema "O amor", tentaram, na peça de teatro apresentada, mostrar que o amor é uma necessidade tão básica como o respirar. A dr.ª Odete Ferreira afirmou: "Esta prova mostrou o amor, a morte e a vida - as três forças que regem o ser humano. Mas, apesar dos momentos bonitos que transmitiu, houve falta da palavra". Esta afirmação não foi aceite pelo director do colégio, Pedro Marques, que comentou: "É de elogiar que os alunos, com ausência de texto, e usando só a imagem, tenham conseguido proporcionar um momento tão arrepiante".
Em relação à prova de música desta escola, Odete Ferreira elogiou: "Gostámos da união que os alunos fizeram entre o rap e a música clássica. O uso do violino também foi importante pois simboliza o amor".
A escola Secundária Homem Cristo, com o tema "O lixo", tentou, em todas as provas mostrar ao público que o planeta também sofre. Na peça de teatro os alunos conseguiram transmitir a mensagem de que o homem destrói as paisagens mais belas e coloca o mundo negro. Em relação a esta prova, os elementos do júri quase não comentaram e resumiram a apreciação numa frase curta: "Muito bom".
A prova de música e dança foi um dos momentos mais elogiados pelo público. Com caixotes do lixo e latões os alunos criaram o momento com mais ritmo da noite! Odete Ferreira fez um comentário pessoal e elogiou: "A cor e o ritmo desta prova traduziram África, que é o coração da terra! Prova muito imaginativa".
Na prova de claque desta escola, os alunos demonstraram que o coração do ser humano está a morrer com tanta poluição.
Esta escola foi a que mais críticas positivas recebeu dos elementos do júri, o que levou à pontuação mais elevada da noite. Com 240 pontos a Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro, foi a vencedora das Escolíadas 2005.
Em segundo lugar, com 235 pontos, ficou a EPAV e em terceiro lugar, com 233 pontos, o Colégio de Albergaria.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 1 de Junho de 2005)