Universia

domingo, outubro 01, 2006


"Procura-se professor!"


"Gosto da minha escola!", foi esta a afirmação que ouvi o meu vizinho dizer à mãe, ontem, quando íamos no elevador.
De repente, esta afirmação é vulgar e muito simples, mas não é dificil reflectir e chegar à conclusão que em Portugal os jovens gostam de estudar.
Depois de três longos e intensos meses de férias, quase no fim de Setembro, ainda são poucas as escolas em Portugal que reabriram para um novo ano lectivo e as poucas que reabriram não funcionam nas melhores condições!
Pessoalmente, só avalio esta situação com um simples adjectivo: RIDÍCULO!
Depois falam em insucesso escolar, em taxa de analfabetismo elevada, em jovens irresposáveis e imaturos, ... Afinal quem é a tão badalada "Geração Rasca"?! Isto deve ser fruto do "Generation Gap" que Cat Stevens entoava no "tempo" dos nossos páis.
POR FAVOR! Se temos tempo para drogas, alcoól, para sermos analfabetos, imaturos e sem responsabilidade é porque o nosso país assim nos faz...
Deve ser muito difícil uma turma estar sentada em frente... em frente não sei muito bem do quê, porque o professor não está lá! Onde é que estão os bons velhos tempos da telescola? Ah! Já sei. Quem devia lá estar encontra-se entre muitos milhares de outros professores que ainda não foram colocados para leccionar em nenhuma escola, desde o dia 20 de Setembro de 2004 (partindo do pressuposto que no resto da Europa todas as escolas já funcionam desde o dia 1 de Setembro ou até, em algumas excepções, mais cedo).
Alunos de Portugal, sintam-se privilegiados, as aulas este ano só começam em Outubro... Mas quando é que acabam?

Mónica Sofia Lopes
(in Independente de Cantanhede, 28 de Setembro de 2004)