Universia

quarta-feira, junho 27, 2007


Associação de Carnaval da Bairrada diz não
ter condições para realizar o Carnaval de 2008

A discussão sobre o apoio municipal ao Carnaval de 2007 e a realização de 2008 foram os principais assuntos tratados na reunião da assembleia geral da Associação de Carnaval da Bairrada (ACB), que se realizou na noite de 21 de Junho, no antigo quartel dos Bombeiros da Mealhada. Álvaro Miranda, presidente da direcção da ACB, anunciou que não estaria disponível para organizar o Carnaval de 2008 e continuar o seu mandato mas, depois da informação do vereador municipal Gonçalo Breda Marques de que a Câmara iria abordar o assunto a 5 de Julho, adiou a decisão para nova assembleia-geral a realizar nesse mesmo dia.
Álvaro Miranda relatou a sequência de contactos com a Câmara Municipal no sentido "da autarquia suportar o prejuízo de vinte e cinco mil euros, que o mau tempo causou no desfile de 2007". "No dia 11 de Abril, a ACB enviou uma carta à Câmara Municipal a relatar a situação e a pedir o apoio. No dia 19 de Abril, reuniu com toda a vereação da Câmara, e aí surgiu a ideia de ser celebrado um protocolo com uma grelha de trabalhos e de custos. No dia 30 de Maio pedimos à Câmara que se apressasse numa resposta. Até agora a indiferença te sido total. Basta. Estamos fartos de aturar estas indefinições", afirmou Álvaro Miranda. No final da sua intervenção o presidente da direcção entregou na mesa da assembleia-geral uma carta em que anunciava que a direcção da ACB não estava em condições de realizar o Carnaval 2008 e, assim, continuar o seu mandato.
"Pensámos muito nesta tomada de posição, que é, de certa forma, bombástica mas todos os que aqui estão têm que compreender que este ano pagámos o circo que esteve no Carnaval e isso causou-nos transtorno a nível económico. Contudo, garantimos que vamos fazer o Festival de Samba", afirmou Carlos Pinheiro, elemento da direcção da ACB. "Li há pouco tempo, na imprensa regional, que o presidente da Câmara disse que a festa de excelência da Mealhada é a feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada. Depois de ler isto, penso que está tudo dito", acrescentou.

"As pessoas olham para o carnaval e não fazem a mínima ideia do que custa fazer. É muito difícil aceitar o que está acontecer, num ambiente bairradino, onde o Carnaval é, a nível nacional, um emblema", declarou Álvaro Miranda. Sobre a realização do Festival de Samba o presidente da direcção da ACB referiu: "Iremos fazê-lo porque a ACB tem uma dívida para com três escolas de samba".

"Que existam pessoas que não gostem de Carnaval e que o barulho as incomode, ninguém tem nada contra isso, mas não há outro evento na Mealhada que traga tanta gente aqui como o Carnaval. Quando mais se fala Mealhada, na imprensa e na televisão, é mesmo no Carnaval", afirmou João Peres, presidente da mesa da assembleia geral da ACB.

Artur Ermida, da direcção da ACB, disse: "A Câmara já afirmou que pedíamos era uma verba muito alta. Nós, o que pedimos é um maior envolvimento da Câmara. Há cinco, seis anos que a verba que a Câmara nos dá é a mesma e, neste momento, gastamos três vezes mais".

Graciano Sousa, elemento do grupo "A Sapatada", questionou a ACB sobre a possibilidade de haver maior envolvimento de empresas. Álvaro Miranda respondeu: "Temos tido o apoio marcante do Intermarché, que é uma empresa a nível nacional. Por exemplo, a Sociedade da Água de Luso, que patrocina eventos de grandes dimensões, para o Carnaval deu um apoio meramente simbólico. E essa seria uma das primeiras empresas que nos podia ajudar. Tivemos dois azares, a Câmara não assumir o prejuízo do Carnaval e o seguro não cobrir esse prejuízo porque só choveu até às 14h 45m, no dia do corso".

Gonçalo Breda Marques vereador municipal declarou: "Não conheço o protocolo entre a ACB e a Câmara Municipal e, portanto, tenho dificuldade em formular uma opinião. Acho que era importante pressionar mais a Câmara nesta matéria. Daqui a quinze dias vai voltar haver uma reunião, que vai ser pública, e o presidente garantiu-me que este assunto será tratado".

Álvaro Miranda concluiu então: "Foi bom termos sido alertados pelo vereador Gonçalo Breda Marques, sobre a reunião que vai acontecer. Vamos estar presentes e esperar para ver o que a Câmara tem para dizer".

João Peres anunciou que, na quinta-feira, dia 5 de Julho, após a reunião da Câmara Municipal, se realizará nova reunião da assembleia geral da ACB, pelas 21 h 30m, na sede da escola de samba Juventude de Paquetá, onde será analisada a decisão dos autarcas da Câmara Municipal da Mealhada.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 27 de Junho de 2007)