Universia

quarta-feira, abril 25, 2007


ESCOLÍADAS

Mortágua ganhou 1ª sessão

Na sexta-feira, dia 20, realizou-se a primeira sessão da décima oitava edição das Escolíadas, na Quinta dos Três Pinheiros, em Sernadelo.
Nesta semana apresentaram-se as três primeiras participantes: Escola Secundária Dr. João C. Gomes, de Ílhavo, Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, de Mortágua, e Escola Secundária de Avelar de Brotero, de Coimbra. O júri da sessão foi constituído por quatro elementos. Os alunos estiveram sujeitos a avaliação em provas de teatro, dança, música, pintura e claque.
"Uma viagem no tempo" foi o tema que a escola de Ílhavo desenvolveu nas suas provas. "Hoje, vamos contar histórias de pessoas com muita história", disse Deni, aluno da referida escola.
O tema da escola de Mortágua foi apresentado pela aluna Carina, que disse: "Navegar é preciso, viver não é preciso". A prova de teatro, intitulada "Relações pais/filhos", retratou temas actuais que, segundo declarou Carina, nunca se torna excessivo abordar. Torres Pereira, porta-voz do júri, elogiando esta prova, disse: "Houve uma conjunção de cenários muito boa".
Os alunos da escola de Coimbra representaram o tema "A noite". Compararam dois mundos distintos, o da noite que dá prazer e gera convívio, e o da noite da prostituição e da pobreza. Na prova de teatro apresentaram "Anda, vamos ver as montras", peça "onde a essência do ser humano esteve representada", como afirmou o professor Licínio. "O texto e a representação dos actores foi muito boa", frisou Torres Pereira. Nesta prova, a escola teve a pontuação mais elevada.
Claúdio pires, criador do projecto Escolíadas, declarou: "Já vi os ensaios das dezoito escolas que vão participar. Posso garantir que este vai ser o melhor ano de Escolíadas". Torres Pereira no final da sessão disse: "Na realidade, avaliar é muito difícil. Não queremos fechar a edição de hoje sem dizer que é muito bom trabalhar com alunos".
A pontuação mais elevada foi para a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, de Mortágua, com cento e oitenta e sete pontos. Em segundo lugar, ficou a Ecola Secundária Avelar de Brotero, de Coimbra, com cento e oitenta e quatro pontos, e em terceiro, com cento e setenta e nove pontos, a Escola Secundária Dr. João Carlos C. Gomes, de Ílhavo.

Mónica Sofia Lopes (texto)
Ricardo Almeida (fotografia)
(in Jornal da Mealhada, 25 de Abril de 2007)