Universia

sexta-feira, maio 18, 2007

Escola Secundária da Mealhada não vai à final das Escolíadas'07

Na sexta-feira, dia 11, realizou-se a última sessão das Escolíadas 2007, na Quinta dos Três Pinheiros, em Sernadelo. Nesta sessão participaram a Escola Secundária da Mealhada (ESM) e a Escola Secundária José Estevão, de Aveiro. "Estavam previstas três escolas para hoje mas a Secundária de Montemor-o-Velho teve um problema e não pode vir", anunciou Claúdio Pires.
As escolas foram avaliadas nas provas de pintura, teatro, dança/música, cultura geral e claque por um júri constituído pelas professoras Maria Manuela Almeida, Manuela Monteiro, Ana Lúzia e Nobélia Faria.
"O sorriso duma criança vale tudo" foi o tema que a Escola Secundária da Mealhada escolheu para desenvolver durante a sua prestação. Numa chamada de atenção para o traje que envergava, a aluna Alexandra, apresentadora da escola, disse: "Por isso vim vestida de boneca de trapos, para simbolizar todos os adereços que as bonecas trazem".
"De pequenino é que se torce o pepino" é o título da peça de teatro que a escola representou. A autora é Marta Pires, aluna e elemento da organização das Escolíadas. Acerca desta representação o porta-voz do júri afirmou: "O sorriso duma criança vale mesmo tudo! A prova estava muito bem preparada, o cenário muito adequado e foi interessante a interacção com a claque. Parabéns por este momento". Para a prova a classificação foi de cinquenta e um pontos.
Seguiu-se a prova de claque, que obteve cinquenta e nove pontos. A prova de claque "tem como objectivo 'mimar' e completar a história contada na peça de teatro que já foi representada", explicou Alexandra.
Em música/dança, a música original "É tão bom ser criança" foi trabalhada e explorada com assinalável empenho pelos alunos. Completaram a prova com uma coreografia. "Assistimos a uma bela apresentação cénica. Ouvimos uma voz calma e que nos transmitiu paz", elogiou a porta-voz do júri. Cinquenta e cinco pontos foi a pontuação alcançada.
A prova de pintura, realizada pela aluna Tânia e pela docente Isabel, obteve trinta e dois pontos. A professora explicou: "Este quadro está de acordo com o tema 'A criança' e simboliza o meio ambiente que permite a sua educação".
A Escola Secundária de José Estevão, de Aveiro, apresentou-se com o tema "O sonho". E, ao longo da noite, segundo explicou o aluno João, apresentador da escola, procurou retratar "algumas expectativas que se tem quando se sonha".
Na prova de teatro, os intervenientes abordaram algumas questões: "A partir do momento em que se tem um sonho ele deixa de existir? Os sonhos são mesmo verdades?". No final, dirigindo-se ao público, perguntaram: "Sabiam que, enquanto tudo é um sonho, tudo é possível?", "António Gedeão já nos dizia que o 'sonho comanda a vida' e a verdade é que a ninguém está vedada a capacidade de sonhar", comentou um dos elementos do júri. Cinquenta e cinco pontos foi quanto a escola obteve nesta prova.
A prova de pintura foi realizada pela aluna Margarida e pelo professor Luís Delgado. O professor, elogiando o trabalho que a sua aluna realizou e na elaboração do qual colaborou, disse: "Neste quadro a Margarida, com o seu talento, representou muito bem o sonho. A criança é o elemento fundamental desta obra porque representa o sonho". A classificação da prova foi de vinte e nove pontos.
Na prova de música/dança o apresentador salientou: "A música não tem muita letra, mas tem vários estilos musicais. Tem um jogo entre a música e a dança". O júri elogiou o trabalho apresentado e atribuiu-lhe cinquenta e nove pontos. Tendo excedido, porém, o tempo proposto pelo regulamento das Escolíadas, foi-lhe subtraído um ponto. A classificação, por conseguinte, cifrou-se nos cinquenta e oito pontos.
Na prova de claque, os alunos da escola dividiram-se: as meninas, vestidas de branco, simbolizavam o sonho e os meninos, vestidos de preto, simbolizavam o pesadelo. A prova foi classificada com cinquenta e dois pontos. No final da sessão, Claúdio Pires, criador das Escolíadas, disse: "No início desta edição das Escolíadas, com as transformações governamentais na Educação, estava com medo de que as coisas não corressem bem. Falámos com as escolas e eu fiquei receoso de que, ao saberem disto, não se preocupassem muito com a qualidade das provas. Mas as escolas empenharam-se ainda mais, os professores ajudaram mais e os conselhos executivos também. Estou muito satisfeito".

O porta-voz do júri realçou também o trabalho das escolas e, dirigindo-se aos alunos, declarou: "Em cada sessão é-nos mostrada a verdadeira face da arte, a vossa arte. Sabemos que não é fácil e que tiveram que ultrapassar muitos obstáculos nas aulas, nos testes, etc. Mas a escola também são estes momentos. Parabéns e muito obrigada às duas escolas".
No momento das despedidas Alexandra, a apresentadora da ESM, disse: "Agradeço a toda a gente que está aqui presente e a todas as pessoas que nos ajudaram a que isto fosse possível. Tivemos imensos professores a colaborar. A equipa e a claque estão de parabéns por este trabalho".
João, o apresentador da escola de Aveiro, fez também agradecimentos: "Quero agradecer ao conselho executivo da nossa escola, à Câmara Municipal de Aveiro e aos professores também. Gostámos muito de partilhar este momento com a Escola Secundária da Mealhada".
Na contagem final dos pontos verificou-se um empate nas classificações das escolas concorrentes. Ambas somaram 203 pontos e, desta forma, não atingiram pontuação suficiente para irem à final.
No próximo dia 25, sexta-feira, irá realizar-se a final das Escolíadas 2007 com a participação de três escolas: Colégio de Albergaria-a-Velha, com 205 pontos, Escola Secundária Dom Dinis, com 204 pontos, e a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, também com 204 pontos.
No dia 6 de Junho terá lugar, no Cine-Teatro Messias, a gala de prémios, com a apresentação das provas mais pontuadas das seis sessões.