Universia

terça-feira, fevereiro 13, 2007


"Samba LêLê"
na Mealhada, sexta-feira

O grupo "Samba LêLê" é o mais antigo grupo de samba em Portugal, tendo sido formado em 1973 por estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra. Actuará, na próxima sexta-feira, 16 de Fevereiro, na tenda gigante do sambódromo Luís Marques, na Mealhada.
O grupo já percorreu o país, de norte a sul, e Xando, um dos seus fundadores, afirmou: "Poderíamos ter muito mais actuações, mas o facto de estar ligado à escola de samba 'Charanguinha', de Ovar, não permite ter mais tempo para isso". Acrescentou que desde Setembro o grupo tem tocado "todos os fins-de-semana, sextas e sábados, inclusivamente, o que também vai continuar a acontecer depois do Carnaval".
Para além de Xando (cavaquinho e voz) fazem parte do grupo Bruno peres (surdo e voz), Pirussas (pandeiro), Xandinho (bateria e voz), Mazinho (violão e voz) e Lula (tam-tam e voz). Exceptuando, o músico Xandinho, todos os elementos estão ligados a escolas de samba, de Ovar, Estarreja e Mealhada.
"A particularidade deste grupo é a de que os seus elementos não ensaiam e, portanto, durante todas as actuações, o improviso acaba por ser a característica mais acentuada" dizem alguns dos fãs que acompanham as actuações por todo o país.
Considerado o melhor grupo de samba nacional, oficialmente apadrinhado pelo grupo "Fundo de Quintal" (do Brasil), em Ovar, em 29 de Janeiro de 2005, o Grupo "Samba LêLê" está confiante numa actuação apoteótica no Carnaval da Mealhada.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 14 de Fevereiro de 2007)