Universia

quinta-feira, março 08, 2007


HOSPITAL DA MISERICÓRDIA DA MEALHADA


Serviço de urgências tem tido uma boa afluência, garantem os responsáveis


Na quinta-feira, dia 1 de Março, o Hospital da Misericórdia da Mealhada abriu o serviço de urgências. "Desde que o serviço começou ainda não tivemos nenhum dia, nem nenhum turno, sem receber doentes nas urgências", declarou ao Jornal da Mealhada, Celeste Simões, enfermeira do hospital. Sobre o preço a pagar por cada consulta e ainda sobre afluência de pessoas, disse-nos: "O acesso à urgência é de quinze euros. Este preço não leva a que as pessoas desistam da consulta, como se pode ver pela afluência extraordinária que tivemos nos primeiros dias. Os funcionários do hospital estão satisfeitos com a abertura das urgências e com o feedback por parte dos utentes, que ficam bastante admirados com as condições e vão também transmitindo a mensagem, o que é importante".

Continuando as suas declarações informou: "O hospital está, neste momento, pronto a efectuar internamentos. A condição que estabelecemos entre nós é que nenhum doente fique internado sem saber o preço da nossa diária".

Em relação à tabela de preços das diárias a enfermeira disse que todas incluem refeições e o doente só paga a mais a medicação que fizer.

O objectivo do novo serviço é, como já noticiámos, o atendimento imediato de situações clínicas, médicas e cirúrgicas, passíveis de diagnóstico e terapêutica. "Para que isto aconteça é necessário ter um médico de permanência 24 horas por dia, mais um enfermeiro e ainda um auxiliar. Já para não falar de todo o resto do pessoal que faz com que tudo funcione bem a todos os níveis", frisou Celeste Simões.


Mónica Sofia Lopes

(in Jornal da Mealhada, 7 de Março de 2007)