Dia Internacional da Mulher
Mulheres de Casal Comba reúnem-se há vinte anos
Na quinta-feira, dia 8, por todo o lado se celebrava o Dia da Mulher. Nas Caves Messias o jantar foi por conta das mulheres de Casal Comba que, este ano, realizavam a vigésima edição do seu jantar anual.
Fátima Lopes, uma das impulsionadoras desta celebração, afirmou: "Este jantar começou há vinte anos, quando um grupo de mulheres de Casal Comba jogou na lotaria de Natal e ganhou. A partir daí decidiram que o dia 8 de Março seria a data ideal para festejarem o sucedido. No início, as menores não podiam entrar, ou seja, quem tivesse filhas com menos de dezoito anos não as podia trazer".
Sandra Gomes, uma das organizadores, disse: "Durante seis ou sete anos este jantar realizou-se nas Caves da Quinta de São Miguel, em Casal Comba, que também pertencem às Caves Messias. Depois foi por outros sítios mas, este ano, como comemoramos vinte anos, a realização do jantar tinha toda a lógica de ser aqui nas Caves Messias".
A ementa foi caldo verde e leitão, com vinhos Messias, oferecido pelas caves. Participaram no jantar quarenta e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os quinze e os oitenta anos.
Todos os anos fica estabelecido um grupo que organiza o jantar do ano seguinte. A organização do deste ano estava a cargo de Sandra Gomes, Margarida Oliveira, Susana Santos e Guida Carvalho.
No encontro estiveram presentes algumas mulheres que fizeram parte do grupo inicial: Margarida Pires, Maria Cruz, Augusta Oliveira, Marília Oliveira, Alice Silva, Laura Semedo, Fátima Lopes, Helena Ribeiro, Helena Cruz e Alice Gomes.
Idalina Lopes, mais conhecida por "Meixa", de oitenta anos, era a mulher com mais idade, deste jantar.
Durante o jantar, que vai passando de geração em geração, foram transmitidas imagens com fotografias de jantares de outros anos.
A noite terminou com karaoke e com a actuação da Tuna TNT.
Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 14 de Março de 2007)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home