Universia

quarta-feira, fevereiro 28, 2007


Livro ilustrado pelo biólogo Fernando Correia, da Pampilhosa

"Câmara da Mealhada deve apoiar edições de munícipes", diz Carlos Cabral

Na tarde de sexta-feira, dia 23, decorreu, na Biblioteca Municipal da Mealhada, a apresentação do livro "Atuns, bonitos e cavalas dos Açores - nómadas atlânticos", dos biólogos e ilustradores Fernando Correia e Nuno Farinha.
Nesta apresentação estiveram presentes, para além dos autores, Isabel Abrantes, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada e João Azevedo, editor da obra.
Carlos Cabral disse: "O livro tem o brasão da Câmara Municipal da Mealhada porque Fernando Correia é do concelho e tem toda a lógica que o ajudemos com o lançamento desta obra. A Câmara da Mealhada deve apoiar edições de munícipes".
"O livro tem duzentas e oito páginas, cerca de duzentas imagens a cor e aborda a temática dos escombrídeos dos Açores. O livro está escrito com uma linguagem acessível e simples. Congratulo os seus autores por isto", afirmou Isabel Abrantes.
Fernando Correia falou sobre a importância do estudo científico destes animais e declarou: "Agradeço o contributo da Câmara Municipal nesta obra e por nos acolher no seio desta biblioteca, que é o local onde moram os livros. Agradeço ao editor João Azevedo que tem apostado muito nas obras relacionadas com esta área".
O livro tem um prólogo do presidente do Instituto do Mar, Ricardo Serrão, e um epílogo do docente da Universidadae dos Açores, João P. Barreiros. A edição da obra foi apoiada não só pela Cãmara Municipal da Mealhada mas também pela Universidadae de Aveiro, pela Universidade dos Açores e pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

Mónica Sofia Lopes
(in Jornal da Mealhada, 28 de Fevereiro de 2007)