Universia

quinta-feira, fevereiro 22, 2007


Escola de Samba
Juventude de Paquetá

Fátima Silva
(Presidente da escola)
Carlos Ferreira
(Mestre da bateria)
Maria João Lapo
(Madrinha da bateria)
Anabela Maia, Sérgio Ferreira e Paulo Lucas
(Puxadores da bateria)
Cesário Silva e Eugénia Sousa
(Mestre-sala e porta-bandeira)
Gabriel Pedro
(Director da harmonia)

Brasil: três raças um só coração

Desde os Descobrimentos, quando no Brasil só habitavam índios, deu-se início a uma grande mistura cultural e multi-racial, que resultou em grandes benefícios para o crescimento e desenvolvimento do país através da harmonia e socialização do seu povo.
A intenção não é relatar e história dos Descobrimentos e muito menos relacionar pontos benéficos ou não da colonização. É retratar a chegada dos negros ao Brasil, onde há a junção destes com os brancos e índios.
Exaltaremos com alegria, beleza e muita cor as principais dessas raças que ainda hoje vivem em harmonia.

Componentes

Comissão da frente
As três raças
(negros, brancos e índios)

Mestre-sala e porta-bandeira
Brasil e Portugal

Ala das baianas
Mãe Terra - solo fértil

Casal destaque
Africanos/Negros

Ala das crianças
Africanos/Negros

Casal destaque
Indios

Ala dos Indios
Indíos

Primeira e segunda Princesa da bateria
Traje livre trazendo as cores da escola

Madrinha e padrinho da Bateria
Os pássaros que anunciam a Paz entre os povos. Baseado no pássaro do Brasil, arara juba.

Bateria
Um só coração

Carro alegórico
Três raças, um só coração

Letra

A mensagem de Paz
Paquetá nos traz
A verdade da vida
O prazer de viver
Harmonizar o Povo e as raças,
faz bem
Meu bem querer, Meu bem
querer (bis)
Oh! Mãe Terra
Oh! Mãe Terra
Solo fértil, abençoado
De onde brotam as riquezas
Nosso amuleto sagrado
Imenso Brasil da mistura
Juventude que fascina
Nossa escola tem um samba novo
Embalado bem no clima
Se harmonizar o Povo é fundamental
Lá em nosso ninho, tem valor especial
Se há comemoração, vamos confraternizar
Unir se torna um ritual
Prepare a alma nesse Carnaval
Beleza...
Beleza me seduzir
Três raças a se revelar
Juntando para o meu prazer
Cultura p'ra se misturar (bis)
A força...
A força que tem entre a Terra
e o Céu
Vem da Fé
Se a conquista é uma arte
União faz parte
Enriquece o meu saber
Eu só quero ser feliz
Unir meu coração com meu irmão
Porque será que juntos temos e só não
Formamos um só coração
O Povo pede Paz e União.

Mónica Sofia Lopes
(in Suplemento de Carnaval do Jornal da Mealhada, Fevereiro 2007)