Universia

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Suplemento de Carnaval

Carnaval da Mealhada

O mais brasileiro de Portugal

Na terra do pão, do vinho e do leitão, é durante os dias de Carnaval que a folia mais ordena. O Jornal da Mealhada acompanha os foliões nas horas em que tudo se permite e tudo pode acontecer.
Divirta-se. Porque, na Mealhada, enquanto há vida, há samba!

O Jornal da Mealhada acompanha os seus leitores nos grandes momentos. Para isso apresentamos este suplemento, que permite uma melhor compreensão do trabalho que as escolas de samba preparam, ao longo de um ano, e que mostrarão no sambódromo Luís Marques nos próximos dias 18 e 20 de Fevereiro.
Centenas de figurantes desfilam, nesses dias, integrando seis escolas de samba. Às mais antigas, Sócios da Mangueira, Batuque, Juventude de Paquetá e Real Imperatriz, juntam-se as escolas mais recentes, Samba no Pé, da freguesia de Sepins, e Amigos da Tijuca, de Enxofães, ambas do concelho de Cantanhede.
Desde sempre os mealhadenses gostaram de brincar ao Carnaval. Documentadas estão as festas de 1908, 1910, 1914, 1958 e 1959. Estas duas últimas serviram para angariar fundos para o Grupo Desportivo da Mealhada e mostraram os dotes de dois dos maiores foliões mealhadenses, António Oliveira, "o Macaca", e Alice Silva, "Caldeireira". Em 1971 os festejos regressam com o primeiro Carnaval Luso-brasileiro da Bairrada, mas não se realizaram nos anos de 1976 e 1977. Volta haver Carnaval em 1978, continuando Luso-brasileiro. Desde então, com o artista Jaime Barcelos, o dr. Ezequiel na televonela "Gabriela", a iniciar a dinastia, foram sempre actores brasileiros os monarcas do Carnaval bairradino.
Este ano o Carnaval Luso-Brasileiro é uma excepção e faz uma estreia. Tem como rei um actor português, mas também um pouco brasileiro, pela participação que vem fazendo telenovelas do país irmão. É Ricardo Pereira, Thierry na telenovela "Pé na Jaca", emitida pela SIC. Cristiana Roque, a miss Bairrada de 2006, é, por sua vez, a rainha do Carnaval mais brasileiro de Portugal. Óscar Magrini é, pela sétima vez, o padrinho dos festejos.

Mónica Sofia Lopes
(in Suplemento de Carnaval do JM, Fevereiro 2007)